Programa De Alcance Comunitário

 

Embora percorrendo trilhas – a pé e pelos rios - seja essencial para manter caçadores furtivos e incêndios fora de nossas reservas e tocas de ariranhas a salvo de perturbações, somos uma pequena organização local com autoridade legal limitada. Não podemos ter sucesso sem o apoio da comunidade local. O programa de alcance comunitário do Instituto Araguaia visa informar a comunidade local sobre o valor da incrível biodiversidade de nossa região, a grave ameaça enfrentada pelas ariranhas e outras espécies ameaçadas de extinção e a importância dessas áreas de proteção integral, como o parque estadual e nossas Reservas Particulares (RPPNs) que servem para reabastecer os estoques de peixes locais e como um recurso para o desenvolvimento do turismo baseado na natureza. Isso se traduz diretamente em respeito ao trabalho de nossos guardas florestais no campo, mesmo quando eles precisam pedir para os invasores saírem. A longo prazo, o nosso trabalho permanente com a comunidade local visa aprofundar a sua compreensão e valorização do nosso ambiente local e moldar o maior número possível de cidadãos informados e responsáveis.

 

 

Festival de Canoagem, Ecologia e Cultura

Através da realização anual do Festival de Canoagem e Ecologia nosso objetivo é promover a sensibilidade cultural, artística e ambiental da população de Caseara e municípios vizinhos.

O Festival consiste em uma corrida realizada em canoas de madeira, tradição antiga dos ribeirinhos do Araguaia. Essa tradição está se perdendo à medida que os barcos motorizados de alumínio e fibra ganham mercado. Identificamos algumas canoas e seus artesãos, antigos ribeirinhos cujo sustento dependia dessas canoas e de seus incansáveis braços. Nosso Instituto encomendou pequenas canoas para serem usadas nas regatas, e o evento tem feito muito sucesso entre os jovens da nossa região, que praticam o esporte da canoagem para ter uma chance de classificação. Além do masculino, a competição contempla as categorias feminina e terceira idade, com prêmios em trofeu e em dinheiro para os vencedores.

A parte cultural é uma parte fundamental do Festival: bailarinos, músicos clássicos, atores e celebridades convidadas se apresentam gratuitamente, motivados a trazer algo novo para nossa comunidade carente com pouco ou nenhum acesso a qualquer tipo de apresentações culturais fora do nosso festival. O Festival é um grande sucesso entre os cidadãos locais.

 

Centro De Educação Ambiental

 

Fomentando A Consciência Ambiental

O objetivo do Centro de Educação Ambiental do Instituto Araguaia é complementar a educação formal de crianças carentes da região, proporcionando conscientização ambiental e acesso à tecnologia. Nosso Centro, equipado com computadores, internet e wi-fi, visa ensinar os alunos a usar software e fazer pesquisas na internet sobre temas ambientais.

Além disso, painéis interativos, livros e DVDs fomentam discussões sobre os principais temas ambientais locais e globais.

O Centro de Educação Ambiental recebe os alunos após o horário escolar para proporcionar atividades lúdicas e palestras informais sobre temas ambientais atuais. No Centro as crianças das escolas locais desenvolvem uma série de atividades animadas que proporcionam oportunidades emocionantes e divertidas para transmitir uma mensagem ecológica, contribuindo assim para a sensibilização e educação ambiental da comunidade local.

Além de estudantes, também buscamos parceria com grupos, empresas e empreendimentos criados para fornecer treinamento de adultos em atividades comerciais. No nosso caso, o foco é a formação de guias locais de ecoturismo, empresários do turismo, artesãos e outras atividades ambientalmente sustentáveis.