Bem-vindo ao Cantão

 

Com 2.627 quilômetros no coração do Brasil, atravessando cinco estados brasileiros, o rio Araguaia é um dos 30 maiores rios do mundo. Maior que o Ganges ou o Colorado, sua vazão média é de 6.172 metros cúbicos por segundo - três vezes a do Nilo. No curso de suas águas, encontra-se a maior ilha de água doce do mundo, a Ilha do Bananal, com 2 milhões de hectares. A ilha abriga 20 reservas indígenas Karajá-Javaé e Ava-Kanoero e um Parque Nacional de 180.000 hectares. Adjacente ao Parque Nacional fica o Parque Estadual do Cantão, com 90.000 hectares, um dos santuários mais preservados do igapó amazônico no Brasil.

Do outro lado de um estreito rio do Parque encontra-se uma das mais ricas áreas de várzea do bioma Cerrado, com sua vegetação de Cerrado de várzea, composta por extensos campos nativos e pastagens com arbustos esparsos, palmeiras e matas de galeria. Abrigando 41 espécies de mamíferos de médio e grande porte, incluindo 5 espécies de felinos, e mais de 400 espécies de aves, o Cerrado do Cantão de baixada deve sua alta biodiversidade a seus solos excepcionalmente férteis e alta pluviosidade (apesar de uma estação seca acentuada, que o mantém como Cerrado).  Nesse ambiente o Instituto Araguaia vem criando Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs.

Este complexo de áreas protegidas faz parte do Corredor Ecológico Bananal-Araguaia idealizado, com mais de 4 milhões de hectares. Dentro desse extenso corredor, a região do Cantão é um ecótono onde os ecossistemas do Pantanal, da Amazônia e do Cerrado se unem. Durante toda a estação chuvosa, o Araguaia inunda os terrenos do Parque Estadual do Cantão, forçando muitos animais a migrarem para as áreas secas do adjacente Cerrado. Durante a estação seca, a água recua para o leito do rio, deixando para trás centenas de lagos isolados, que servem de áreas reprodutivas para várias espécies de peixes amazônicos. Só a região do Cantão abriga mais 1.100 lagoas da bacia do Araguaia, sendo muitas vezes referido como o “berçário do Araguaia”, com mais espécies de peixes do que em toda a Europa. Tanta abundância de peixes faz dos igapós, lagos e canais da região do Cantão um dos melhores habitats para predadores aquáticos como o boto-cor-de-rosa, a ariranha, o jacaré-açu, o pirarucu e a onça-pintada, conhecido por ser o felino mais aquático.

Assim, o ecossistema do Cantão é formado por um ecótono singular, que combina Cerrado, Pantanal e várzea amazônica. Essa característica diferenciada faz da região um “hot spot” para a conservação da biodiversidade no Brasil.

 
 

Nossa comunidade

Conheça nosso trabalho na comunidade

Saber Mais →

Projetos

Realizamos a única pesquisa de longo prazo da área com ariranhas, botos do rio Araguaia e o ecossistema de peixes

Saber Mais →

 

Redenção da Floresta Tropical: Uma História do Cantão


 
Celebrate 10 Years of Instituto Araguaia

2010 - 2020